Cara, cadê meu jogo? - ou Play as you download

Utilidade pública.

Se você já comprou um jogo completo na PSN, já deve ter passado por isso (ou se pretende comprar, fique atento, pois pode passar). Após completar o aguardado download, você inicia o jogo, joga por alguns minutos e, de repente, dá de cara com uma mensagem "instalando conteúdo no HD. Aguarde". Pode acontecer também de você tentar iniciar o modo multiplayer ou abrir algum menu e esbarrar com a mesma mensagem.

watch dogs install progress
Você joga por 10 minutos e... opa! Agora espera baixar mais de 13Gb para poder continuar. Não é muito estimulante. 


Calma! Seu jogo não está capado. Trata-se do fabuloso recurso "jogue enquanto baixa" (play as you download).  Anunciada na E3 do ano passado, a função permite que você comece a jogar antes de baixar o jogo completamente. Parece bom, não? Só que na prática a teoria é outra.


O recurso, pelo menos por enquanto, está bem mal implementado. Para começar, a Sony parece querer torná-lo invisível. Isso seria a melhor estratégia, caso funcionasse bem. Na minha cabeça (e pelo que leio por aí, na cabeça de muitos jogadores) a coisa seria da seguinte forma: você baixa uma quantidade mínima do jogo, vamos dizer que uns 20, 30%.  Isso seria o equivalente à mesma proporção liberada no jogo. Começa a jogar. Ao chegar no fim desses 30% liberados, já teria baixado mais uma parte e assim sucessivamente. Você acabaria não notando o restante do jogo sendo baixado (a não ser que avançasse muito rápido).

Não é assim que funciona. Ao baixar um jogo, você verá a barra de progresso. Já passava da metade do download quando pensei "ué, ainda não dá pra jogar?". Talvez aquele jogo não tivesse o recurso, pois até a barra ter sido preenchida, não deu pra iniciar o game. Após concluir o download, você começa a jogar. Quando menos espera, aparece uma mensagem dizendo que o game ainda está sendo baixado. Como assim?

Sim. Demora para fazer sentido, mas aquela barra de progresso que aparece não é a do total do jogo. É apenas a da parte que você precisa para poder começar a jogar. Isso deixa muita gente perdida, pois não há indicação sobre isso em nenhum lugar. Mas se funcionasse do jeito que eu descrevi acima, estaria tudo bem. Só que não. Baixar 30% do jogo não significa ter 30% liberado para jogar. Muitas vezes acontece de você ter uma área do game fixa para jogar enquanto baixa. Vamos dizer que seja "a primeira fase" do game e que você leve uns 20 minutos para passar por ela. Depois disso, não importa se você já baixou 50%, 60%, ou 90%. Você não vai conseguir avançar mais até tenha completado 100%. O recurso acaba se tornando uma espécie de demo. O que pode ser frustrante.

Em Watch Dogs, a parte jogável antes da conclusão do download é um trecho que pode ser concluído em menos de 10 minutos ( o jogo tem 16Gb e você pode jogar depois de baixar apenas 3). Em uma matéria da Forbes, Paul Tassi narra que Wolfeinstein The New Order só vai até o tutorial inicial. O review do jogo acabou sendo uma descrição de uma experiência frustrante. Em vários fóruns, muita gente diz que vai dar preferência à mídia física por causa dessas experiências ruins.
Apenas nesta tela é possível ver o status real do download

E tem outra pegadinha. Após baixar essa parte mínima do jogo, a área de notificação do PS4 mostra como se seu download estivesse completo. Para ver o quanto falta é necessário apertar o botão Options sobre o jogo e escolher "Informações".  Lá aparecerá o status do download (5/16Gb, por exemplo). Só que não há nenhum indicador de progresso nem de quanto tempo falta para terminar de baixar.

Não sei se o processo será melhorado no futuro, mas acho que por enquanto, colocar na barra de download um indicador de "porcentagem mínima para jogar" para jogar e porcentagem total já frustraria menos.

PS4 alternative download bar
Uma barra dessas menos tosca que essa já ajudaria a experiência a ficar menos frustrante



Compartilhar no Google Plus

Sobre Unknown

Thiago Oliveira é publicitário e jornalista, especialista em generalidades. Amante de tecnologia, internet, redes sociais, ficção científica, games, mangás, animes, cinema e maluquices em geral. O que alguns chamariam de "nerd".
    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 comentários:

  1. Sera que existe uma forma de baixar ele completo ??? sem precisar ficar esperando o jogo solicitar download da parte restante??

    ResponderExcluir
  2. Ótimo artigo. Esclareceu minhas dúvidas.
    Pô! Mas que coisa mais tosca hein Sony!?? Se eu soubesse disso teria comprado em mídia física.

    ResponderExcluir
  3. Atualmenta já é possivel.. quando termina de baixar a parte que llibera para jogar , aparece outro download com o resto do jogo

    ResponderExcluir